1. Lista de convidados

O conceito de um mini wedding é uma celebração de casamento realmente íntima, que conta com até 100 convidados, portanto a primeira providência é a lista de de amigos e familiares que vão receber o seu convite de casamento criativo, algo que irá direcionar todas as escolhas.

Portanto sejam práticos na hora de defini-la, para não ultrapassar esse número. Procurem incluir as pessoas que realmente fazem parte da suas vidas, esqueçam amigos com que não têm tnato contato e parentes distantes.

Espaço Quintal

2. A escolha do lugar certo

Um grande atrativo do mini wedding é que podem realizá-lo num local original, acolhedor e personalizado, e somente após escolher o local é que podem encomendar os convites. Podem optar por restaurantes que tenham áreas especiais para celebrações fechadas, ou espaços de eventos que sejam mais intimistas, menores, e que tenham o estilo de vocês.

3. Começa a organização

Mesmo se tratando de um evento menor, o planejamento deve ser cauteloso para que o dia C tenha realmente a identidade do casal, somente com organização podem obter um resultado satisfatório. Nesse momento as planilhas de tarefas e orçamentos serão os seus melhores amigos, os elementos que garantem que nada fuja do controle ou seja esquecido, portanto atenção.

Victor Silverio Fotografia

4. Reservas do local e burocracias

Definidos os custos e o orçamento que têm disponível, chega a hora das reservas. Lembrem-se de que precisam de antecedência para não perder aquele espaço charmoso onde desejam fazer uma decoração da festa do casamento especial. Normalmente a reserva do local deve ser feita de 8 meses a um ano antes, dependendo do grau de concorrência do lugar selecionado.

Por se tratar de um mini wedding, podem reduzir esse prazo, mas não deixem passar dos 6 meses, afinal, muitos casais têm pensado em opções intimistas para o seu dia C. Nesse hora também já devem ter em mente a parte burocrática, indo atrás dos documentos que devem ser providenciados no prazo certo, tanto para a cerimônia religiosa como a do civil.

Pamela Kieper Fotografia

5. Profissionais

Tendo uma lista de tarefa bem definida para cumprirem, você verão que um “detalhe” que precisa de cuidado é a contratação de todos os serviços. Além do buffet, que deve ser atrelado ao local da recepção, precisarão pensar no fotógrafo, no confeiteiro para o bolo decorado de casamento, florista, um assessor ou equipe de cerimonialista que possam auxiliar antes e durante o dia, DJ, serviço de transporte e outros. São vários profissionais que são necessários para uma cerimônia. Sempre perguntem antes se tralbalham com mini weddings. 

Espaço La Playa

6. Cardápio

Um mini wedding traz a chance de oferecer um cardápio mais elaborado, algo que, em um evento grande, muitas vezes é impossível. Após selecionarem quem estará presente e o local da cerimônia, já terão elementos suficientes para definir o cardápio e a forma como irão servi-lo.

Seguindo o perfil dos convidados e gostos pessoais do casal, podem escolher os sabores deliciosos que preferem, investindo em frutas da estação, e bebidas que harmonizem com cada prato. Com poucos convidados podem tanto investir em ilhas de comida, ao estilo self-service, ou fazer um jantar à inglesa, com garçons servindo os convidados em sua própria mesa.

Espaço Fairbanks

7. Aposte nos detalhes

Uma cerimônia menor trará a oportunidade de personalizar e incluir alguns detalhes que numa grande celebração ficaria inviável. Por isso, dediquem um tempo na escolha das composições com as flores do casamento, nas lembrancinhas, marcadores de mesa, livro de assinatura e outros pormenores que trazem charme e autenticidade a todo o contexto e que vocês podem personalizar ao máximo, já que serão poucas mesas e poucos convidados. Com tempo terão facilidade em achar as melhores alternativas para cada cantinho.

Pamela Kieper Fotografia

8. Trajes

Certamente os trajes serão escolhidos de acordo com o local da cerimônia e a estação do ano, considerando o clima. Provavelmente, antes mesmo de finalizar as primeiras decisões, o modelo do vestido já estará definido, assim como o traje do noivo, que já saberá o que deseja vestir. Mas é importante também ter em mente que um mini wedding permite perfeitamente optar por um dress code mais descontraído, e isso vale para os progonistas, com um vestido de noiva simples (e sempre elegante) e um traje menos formal para o noivo. Mas claro: vocês são as estrelas e é o estilo do casal que deve prevalecer.

Caso tenham pensado em optar pelo aluguel do vestido de noiva e do terno do noivo, é preciso reservá-los com no mínimo 6 meses. E se a intenção é mandar fazê-los, o mais recomendado é encomendá-los com a mesma antecedência.

Luciana Teixeira – Fotografia e Filmagem

9. Degustações e testes

Após selecionarem tudo o que desejam, devem dedicar um tempo às degustações antes de fechar o contrato com o buffet, somente assim saberão que estão fazendo a melhor escolha. Assim como as provas de roupa, teste de cabelo e maquiagem.

10. Cuidem da iluminação

A iluminação é essencial para criar um ambiente aconchegante e para a perfeição das fotos, assim, façam um projeto que dê a chance de aproveitar melhor a beleza do espaço escolhido. Um profissional saberá direcionar a luz certa para quando dançarem a primeira música romântica do casamento como oficialmente casados, a entrada na festa, o corte do bolo e outros momentos especiais.

Raphael Oliveira Fotografia

11. Playlist

Muitas passagens do dia precisam de uma trilha sonora específica, desde a entrada na igreja, troca de alianças, os votos, o beijo e, claro, a festa. Já devem ir programando e criando uma playlist para que nenhuma música especial para vocês, ou que tenha um significado maior para o relacionamento fique de fora, mesmo que contratem o serviço de um DJ.

12. Check list: faltam 15 dias

Faltam só quinze dias e esse é o momento final para checarem se tudo foi providenciado e nada foi esquecido. Também é propício dividirem as últimas tarefas que estão faltando, como pegarem os trajes que podem ter precisado de algum conserto, e falarem com o confeiteiro do bolo e dos docinhos, para especificarem o horário das entregas. Peçam ajuda aos familiares e amigos íntimos para os acertos finais, assim terão certeza de que tudo está sob controle e o dia será maravilhoso como imaginaram e, principalmente, sem estresse, porque a organização foi perfeita.

Duetto Foto & Design

Agora que já sabem o passo a passo para a organização do seu mini wedding, dediquem-se a cuidar da saúde e da beleza, e do seu bem-estar até o dia. Não basta um penteado de casamento maravilhoso e uma barba bem feita se a aparência estiver com um semblante cansado. É o dia especial na trajetória do casal, e merece que ambos desfrutem de todos os momentos, inclusive com o planejamento. Como sempre lembramos, a logística e uma coordenação metódica é o que assegura economia e êxito, por isso logo que definirem a data criem sua plantilha na nossa página Casamentos.com.br, e vivam com alegria a preparação para o “sim”. Será mágico.

Fonte: Casamentos

Related Posts

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *