Seja pela beleza que confere ao visual da noiva, pelas fotos que ficam ainda mais bonitas ou pela alegria das solteiras que vibram ao pegá-lo, o buquê de noiva é sempre um dos grandes sucessos de um casamento. Na hora de escolher, muitas pessoas dividem a mesma dúvida: buquê de noiva artificial ou natural?  Afinal, como escolher o buquê de casamento?

Quem considera usar um buquê feito com flores artificiais encontra modelos para todos os gostos e estilos. Alguns são extremamente parecidos com os naturais. Outros, levam brilhos, acessórios e decorações que podem complementar o vestido e a maquiagem da noiva de forma elegante.

Buquê de noiva artificial
Foto: iStock

 

Por que optar pelo artificial? 

As noivas que estão na dúvida têm bons motivos para optar por um buquê de noiva artificial. Segundo Rosimére Santos, da Belo Bouquet, uma das grandes vantagens é a possibilidade de guardar o buquê de noiva como recordação, já que as flores artificiais podem ser conservadas por um bom tempo e sem a necessidade de tratamentos ou cuidados especiais.

Além disso, a profissional destaca que a opção é ideal para quem busca algo ecológico. “O buquê artificial irá durar anos enfeitando a casa. Seu material é reciclável, caso haja necessidade de expurgá-lo”, afirma.

Buquê de noiva artificial rosa branca e vermelha
Foto: Pinterest

 

Visual e personalização 

Atualmente, é possível encontrar muitas opções bonitas e bem feitas. Uma das atrações principais é que o buquê de noiva artificial é muito mais personalizável do que o natural. Portanto, a noiva pode dar sugestões na hora da montagem e acrescentar recursos visuais que combinem com o seu estilo.

Amanda Felipe, que casou em junho de 2015, optou por um buquê de noiva artificial justamente por conta da ampla possibilidade de personalizá-lo. “Era um buquê de rosas amarelas muito parecido com um natural. Uma das principais vantagens é que ele dura mais tempo que um natural e não amassa”, afirma.

Buquê de noiva artificial rosa vintage com mini rosas
Buquê de noiva artificial rosa. Foto: Divulgação/Belo Bouquet

 

A noiva optou pelo arranjo amarelo, mas dá para encontrar buquê de noiva artificial vermelho, azul, branco, verde e por aí vai. O formato das flores do buquê de noiva também pode variar para torná-las mais parecidas com espécies como rosas, tulipas, lírios e até orquídeas.

Segurança e praticidade 

Segundo a profissional da Belo Bouquet, além de oferecer beleza e sofisticação ao casamento, o buquê de noiva artificial dá mais segurança às noivas. Ele não mancha o vestido, não amassa e não murcha.

Penha Noreika Kano, casada há 25 anos, optou por um buquê artificial para evitar imprevistos no Grande Dia. “Casei no verão, às 18 h, em uma igreja cheia de vitrais. Preferi não arriscar, já que corria o risco das flores naturais  abrirem por causa do calor”, conta. “Escolhi um buquê branco em formato de cacho de uva, com brilhos que combinavam com o meu arranjo de cabelo”, completa.

Buquê de noiva artificial cacho de uva
Foto: Pinterest

 

Diferentemente dos buquês naturais, as opções artificiais podem ser compradas pela internet e enviadas por correio sem grandes riscos de danos.  “Algumas de nossas clientes temem imprevistos para o dia do casamento. Com o buquê artificial não há esse tipo de preocupação”, afirma Rosimére.


Preços mais atrativos 

Normalmente, o preço de um buquê de noiva artificial é bem mais baixo do que um natural. “Fizemos algumas cotações de buquês naturais trabalhados, que realmente valiam a pena e são belíssimos. O custo deles é quase 200% superior ao de um buquê artificial. Além disso, tentar conservar um buquê natural, por meio de desidratação, é bem caro”, diz a especialista da Belo Bouquet.

Também é possível alugar o buquê artificial, já que ele é reutilizável e não estraga. Normalmente, os preços são bem mais acessíveis em relação às opções de compra.

Buquê de noiva artificial branco
Foto: Pinterest

 

Como o buquê de noiva artificial é feito? 

O material usado na montagem varia conforme a proposta do arranjo e as preferências da noiva. Nas opções mais populares, por exemplo, as flores são feitas com tecido, cetim, organza, silk com ceda, silicone e até de papel.

Quem pretende comprar pela internet, em sites como Mercado Livre ou páginas especializadas, deve analisar bem o item para evitar imprevistos. O ideal é sempre verificar quais são os materiais usados na composição e como é a reputação da loja.

Buquê de noiva artificial é feito de qual material?
Foto: Pinterest

 

Ficar de olho no processo de produção também é uma boa opção para achar o buquê perfeito. Afinal, o processo de montagem artesanal exige muito capricho e prática.


Fugindo do tradicional: buquês artificiais criativos

Algumas noivas preferem os buquês artificiais que não parecem visualmente com os naturais. Eles podem ser feitos em diferentes tipos de tecidos, além de contarem com decorações como brilhos, detalhes coloridos, pedras, pérolas, metais e até broches.

Jéssica Martins casou em janeiro de 2018 e optou por um buquê de noiva artificial após ler relatos de flores naturais que mancharam vestidos e murcharam durante a cerimônia. “Escolhi um buquê de feltro, bem colorido. Eu adoro essas coisas artesanais personalizadas e queria algo assim”, explica. Além de refletir a personalidade da noiva, o acessório deixou o casamento e as fotos do grande dia ainda mais bonitas e estilosas.

Buquê de noiva artificial colorido de feltro
Foto: Fluup Fotografia
 Fonte: i casei

Related Posts

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *