Sim, os convidados também são os responsáveis por tornar um enlace um grande dia a ser guardado na memória. Ainda que os noivos sejam os protagonistas, tendo escolhido a decoração de casamento e os mínimos detalhes, como as lembrancinhas de casamento para surpreender e agradar aos amigos, os convidados têm grande importância. Já que o casal se empenhou para proporcionar uma linda festa, os convidados devem também fazer a sua parte, que vai muito além da escolha do vestido de festa e do traje perfeito.

Ninguém quer ser o responsável por estragar a festa ou soltar comentários indesejados, então te damos algumas dicas fundamentais nesse momento, especialmente para você que não está tão familiarizado com esse ritual do “sim, aceito”.

Dream Image – Foto e Filme

1. Como solucionar possíveis dúvidas

Se surgir alguma dúvida sobre o casamento, o primeiro que deve fazer é consultar o texto do convite de casamento ou o site que os noivos fizeram ou perfil em redes sociais. Provavelmente lá estarão todas as informações, desde como chegar ao local até o dress code. Os noivos já possuem muitas tarefas e, caso se dediquem a responder dúvidas uma a uma, nunca conseguirão terminar os preparativos.

2. Saber o limite das perguntas indiscretas

Os convidados do casamento são aqueles cujos nomes estão escritos no envelope do convite de casamento. Se o nome de alguém da família não aparece, os noivos deverão ter uma boa razão, então evite perguntas mais indiscretas e que podem, inclusive, fazer com que o casal se sinta desconfortável com a pessoa que faz a pergunta.

RA Fotografia e Filme

3. Lidar com presentes grandes ou muito mais caros

Se vão presentear o casal com algo importante ou grande, o ideal é enviar à casa deles antes ou entregá-lo depois do evento, dependendo do que seja até em um encontro mais íntimo entre vocês. Não é uma boa ideia levar ao lugar da recepção ou cerimônia, já que será mais um trabalho no transporte para casa.

4. Reservas em outras cidades

Se for necessário ir a outra cidade para o casamento, em um Destination Wedding, procure reservar com antecedência o hotel e transporte, para garantir o melhor preço. Se os noivos se ocuparem dessa tarefa, lembre-se de confirmar a reserva ou sempre confirmar a sua presença se eles ou o assessor responsável se encarregar do serviço.

Casamento de Bruno & Fátima

5. Confirmação de presença

É imprescindível a confirmação de presença, e o ideal é que seja feita o antes possível. Normalmente os noivos estipulam uma data limite, e isso permitirá ao casal calcular muitas coisas relacionadas à organização, desde o buffet às lembrancinhas de casamento diferentes, então ajude-os nessa nada fácil etapa.

6. Respeite o dress code

Quando decidir o que vai usar, lembre-se do dress code. Se ele não existe, pense na época do ano, no horário do casamento, no estilo que será celebrado etc. Muitas vezes o vestido de festa curto que pensava em usar não é adequado ao evento, e você não quer ser o(a) único(a) com vestimenta inapropriada.

7. Alimente-se bem

Desde o momento em que começa a se arrumar até a recepção passam muitas horas, por isso, antes de sair de casa, coma algo para garantir o seu bem-estar e a animação na festa. Não conte apenas com a comida do evento, já que geralmente trata-se de uma longa festa. Os noivos irão proporcionar o melhor para os convidados, mas eles podem não contar com algum imprevisto, e cada convidado tem hábitos alimentares diferentes.

Jhonnis Pollo Fotografia

8. Compromisso com toda a cerimônia

Se os noivos vão colocar um ônibus ou van à disposição dos convidados, sejam pontuais e, em hipótese alguma, pense em pular a cerimônia e aparecer diretamente na festa. Se foi convidado, os noivos fazem questão da sua presença nos votos e nas trocas de frases curtas de amor.

9. Pontualidade sempre

Algumas cerimônias podem atrasar mas, se isso ocorre, que seja por algum imprevisto com os noivos, e não porque os convidados não puderam chegar na hora. Seja pontual sempre, isso é um sinal de boa educação e consideração com os amigos que dizem “sim” neste dia.

10. Mantenha a calma e a elegância

Mantenha a calma em todos os momentos, os noivos já levam muita tensão nestes momentos, ver os convidados calmos lhes dará a certeza que tudo está sob controle e não há motivos para desesperos. Ainda que algo dê errado, passe a certeza de que a festa não poderia ser melhor.

Retrographic

11. Saiba dividir a atenção dos noivos

Os noivos estão felizes em ver você, mas lembre-se de que hoje eles precisarão dividir a atenção entre muitos convidados, organização do evento e emoções. Aproxime-se para cumprimentar, mas lembre-se de que são muitos convidados e todos desejam o mesmo que você.

12. Esteja atento à organização durante o dia C

Estejam atentos a qualquer pedido ou anúncio da pessoa ou pessoas responsáveis pela coordenação do casamento. Se informam que vão fazer um brinde, que todos devem passar a outra zona do espaço e fazer silêncio quando tocar a música de entrada de casamento, estejam dispostos a colaborar.

13. Tente ser sociável e agradável

Se vocês vão a um casamento onde conhecem todo mundo, perfeito, mas se não é assim, apresentem-se aos outros convidados para poderem se divertir em grupo e conhecer pessoas novas. Se está em uma mesa com desconhecidos, não incomodem os noivos para pedir a troca de lugares.  

Ana Célia Berto Fotografia

14. Cuidado com as fotos

Tirar fotos é super comum. Talvez consigam detalhes dos noivos que outros convidados também desejem ver, mas quando for usar o celular, tenha certeza de que não está atrapalhando os fotógrafos ou o decorrer da cerimônia. Compartilhe nas redes sociais sempre perguntando antes se os noivos permitem e apreciam a publicidade.

15. Beba com moderação

Se divirta sem chegar a extremos e sem fazer ninguém passar por uma situação chata. Modere nas bebidas alcoólicas e poupe-se de vexames indesejados numa festa onde o que reina é o amor!

Ricardo Jayme

Agora que já sabe quais comportamentos deve tentar evitar ou como proceder em algumas situções, é só esperar o grande dia e compartilhar os momentos especiais, como o grande “sim”, a hora de cortar o bolo de casamento e claro, o momento de aproveitar na pista de dança as suas músicas de casamento preferidas. Os noivos com certeza mal podem esperar para viver esse dia com os seus amigos e familiares do coração, e você está entre eles!

Fonte: Casamentos

Related Posts

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *